quarta-feira, 20 de outubro de 2010

pra desopilar

Rubem Alves
Ufaaa...não aguento mais tanta baixaria. Religiosa ou política, baixaria é sempre baixaria! Ontem, em Brasília, aproveitando o atraso do vôo entrei na livraria do aeroporto sem compromisso. Percebendo que estava meio perdido, uma das atendentes me abordou perguntando discretamente qual seria meu interesse específico. Respondi sem pestanejar que estava atrás de algo que não tratasse nem de política nem tampouco de religião. Só queria desopilar. Sem mais perguntas ofereceu-me o livro mais recente do iluminado contador de histórias Rubem Alves: “ostra feliz não faz pérola”. (minúsculo mesmo, igualzinho ao título da capa). Nas quase três horas da viagem de volta, andei folheando a toa e parando lá onde o conto era mais curto e o título mais chamativo. Não tenho autoridade para sentenciar se é livro  de contos ou de parábolas. Faz diferença? Só sei que fui relaxando aos poucos até cair no sono. Não antes, porém, de ler atentamente, apesar do título suspeito,o breve conto que transcrevo sem pedir licença ao autor. Pudera: o preço não foi tão barato.



ALTARES

Fui sabatinado por quatro jornalistas da Folha e por aqueles que estavam no teatro. Dos ouvintes veio-me uma pergunta: “Você acredita em Deus?”. Como a pergunta era vaga perguntei: “Qual Deus?”. A pessoa não entendeu. Expliquei então: “Há muitos deuses, cada um com a cara e o coração daquele que o tem dentro do peito. O Deus de São Francisco não era o Deus de Torquemada, São Francisco usava o fogo do seu Deus para aquecer a alma. Torquemada usava o fogo do seu Deus para churrasquear hereges em fogueiras que eram a diversão do povo”. Como a pessoa não soubesse me esclarecer o assunto, adiantei-me e confessei. “Não sei se acredito em Deus. Mas sei que sou um construtor de altares”. Construo os meus altares com poesia e música. Os altares têm de ser belos. Eu os construo diante de um abismo profundo, escuro e silencioso. Os fogos que neles acendo iluminam o meu rosto e me aquecem. Mas o abismo continua o mesmo: escuro, frio, silencioso.

Um comentário:

  1. Olá, seu blog já um sucesso. Parabéns!!!! Esses dias vi algo que lembre de vc. Na rua Bom Jesus tem um buraco que já é eterno, esses dias os moradores colocaram uma placa com a seguinte frase: Tapem o buraco, os mineiros já sairam.
    Abraço

    ResponderExcluir