quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Morreu "Tatik Samuel" Ruiz, o bispo dos pobres

No dia 24 de janeiro último passado morreu, aos 86 anos, um dos principais atores nas negociações entre os zapatistas e o governo do México. Foi sepultado na catedral de San Cristóbal, quarta-feira (26). Como bispo da diocese de Chiapas, Samuel Ruiz ganhou fama mundial em 1991 por ocasião do levante do Exército Zapatista de Libertação Nacional. Sua intervenção impediu um massacre que poderia levar a um genocídio. Samuel Ruiz foi participante e protagonista do Concílio Vaticanos II e, desde a Conferência dos Bispos da América Latina em Medellin e, sucessivamente em Puebla e Santo Domingo,
tornou-se uma das vozes mais proféticas dentro da Igreja Católica.



Eu vim para evangelizar os índios, mas terminei sendo evangelizado por eles”, disse certa vez Samuel Ruiz García, a quem as comunidades chamavam de “bispo dos pobres”.

Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, afirmou um dia que Samuel Ruiz era uma das “vozes proféticas que anunciam e denunciam a situação de violência e injustiças que vive a maioria dos povos latino-americanos. São as vozes dos despossuídos, dos sem voz que vão recuperando seu protagonismo histórico, o sentido da vida, da dignidade e esperança, na base do qual é possível construir um mundo mais justo e humano para todos”.

(notas colhidas em Carta Maior)

 Leia mais em: http:// www.ecooos.org



Procura-se um bispo como TATIK SAMUEL


Nenhum comentário:

Postar um comentário