domingo, 27 de março de 2011

FALECEU, ESTA MANHÃ JOSE COMBLIN


   não duvidamos da ressureição dos mortos...só lamentamos profundamente que ele nos tenha deixado órfãos logo agora, quando a teologia autêntica - aquela que está "presa" só ao Deus da História - está em falta.


É com tristeza que comunico a vocês que, na manhã de hoje, domingo, dia 27 de março, depois de completar 88 anos, nesta semana, faleceu no interior da Bahia, onde estava assessorando grupos de base, o amigo e mestre de todos nós, José Comblin.
 Levantou-se cedo, tomou banho, aprontou-se, mas não apareceu para a oração da manhã. Procuram-no e o encontraram-no sentado no quarto e já morto.
Rezemos por ele que dedicou praticamente toda sua vida ao povo e à Igreja da América Latina, no Brasil, no Chile e no Equador e em centenas de assessorias por todos os países. Ele veio para o Brasil em 1958, junto com o Pe. Michel Schooyans e o Pe. Laga, todos doutores por Lovaina, mas que foram dar aulas no seminário menor, para onde os mandou o Bispo Paulo de Tarso!
 Esteve conosco antes da Conferência de Aparecida, analizando a situação e dando-nos todo apoio, para as iniciativas do Fórum. 

 Perdemos um mestre e um guia inquieto e exigente como os velhos profetas, denunciando sempre nossas incoerências na fidelidade aos preferidos de Deus: o pobre, o órfão, a viúva, o estrangeiro. Trabalhou por uma Igreja profética a serviço destes últimos nas nossas sociedades.
 Que ele siga nos inspirando e acompanhando.
 Sentiremos e muita sua falta.
 Um abraço fraterno para todos vocês. Rezemos pelo Comblin, sua família e as igrejas e comunidades que o acolheram, em especial, Talca de Dom Larrain, no Chile, Dom Proaño em Riobamba, no Equador e, no Brasil, Recife do Dom Helder, Paraíba do Dom José Maria Pires e agora Dom Cappio, em Barra, no sertão da Bahia, onde estava residindo.

Pe. José Oscar Beozzo

Um comentário:

  1. É lamentável! Perdemos mais um profeta, daqueles que não têm medo de falar a verdade. Ficamos de fato órfãos/ãs pois temos poucos com esta sabedoria e desejo de transformar. Que sua semente vingue e nos dê frutos de fidelidade ao Reino. Ana Maria

    ResponderExcluir