Ao Sr. Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques,
Ao Diretor Geral da Faculdade Católica de Fortaleza, Pe. Antônio Almir Magalhães,
A todo o Povo de Deus que forma esta Igreja Particular:
Carta Aberta
sobre a
Formação Teológico-Catequético-Pastoral dispensada ao Laicato Cristão
sobre a
Formação Teológico-Catequético-Pastoral dispensada ao Laicato Cristão
INTRODUÇÃO
Somos cristãos e cristãs, entre leigos, religiosos e padres, que participam ativamente da caminhada eclesial e se engajam em diversas pastorais. Já há algum tempo, andamos preocupados com a Igreja de Cristo em Fortaleza quanto à maneira como vive sua missão evangelizadora no mundo de hoje. Particularmente, nos preocupa o preparo catequético-teológico dos “operários na Vinha”, agentes e testemunhas do Reino de Deus nas realidades seculares deste nosso mundo.
Desde o Concílio Vaticano II, a formação dos cristãos leigos encabeça a lista das prioridades para a Igreja Católica. Recentemente, fundou-se a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), com sede no Seminário da Prainha, como resultado de uma fusão dos dois institutos anteriores, a saber: o ITEP (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará) e o ICRE (Instituto de Ciências Religiosas). Além da Faculdade contamos, há 40 anos, com a formação básica e avançada de catequistas pela ESPAC, seguindo a linha da Catequese Renovada. A tradição do concílio e das conferências episcopais latino-americanas de Medellín a Aparecida, bem como o testemunho profético de fé de figuras locais proeminentes como Pe. Cícero Romão, Dom Helder Camara e Dom Aloísio Lorscheider c o m p r o m e t e m, a nosso ver, os responsáveis por essa formação, especificamente a direção da FCF e seu chanceler, o Sr. Arcebispo. Essa tradição eclesial promove uma teologia latino-americana engajada na causa salvífico-libertadora do Evangelho mediante a opção pelos pobres, uma teologia católico-ecumênica e em contínuo diálogo crítico com o mundo atual e as ciências, uma teologia profundamente sintonizada com “as alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias” de mulheres e homens em deparo com as grandes questões da nossa época.
NOSSOS QUESTIONAMENTOS
No entanto, não é isso que vemos acontecer. Elencamos, em seguida, algumas observações baseadas em fatos recentes e perguntamos o que tais fatos podem significar para um projeto de formação humana e cristã de qualidade para o Povo de Deus:
* Expectativas formuladas e esperanças suscitadas pela dinâmica ao longo da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP), em 2006 e 2007, com a finalidade de alicerçar uma faculdade nova e unificada, encontram-se hoje, diante da realidade criada pela FCF e, em parte, imposta pelo MEC, frustradas porque engavetadas e esquecidas nos arquivos da instituição.
* Surpreende-nos que cursos bem procurados de especialização [pós-graduação latu sensu] em psicologia da religião e ciências da religião simplesmente sumiram da agenda acadêmica e, além disso, lamentavelmente, um curso solicitado ao MEC de especialização em Bíblia e de graduação em ciências da religião não tem sido autorizado.
* De 2009 ao presente momento está em curso, na FCF, uma radical reestruturação do quadro docente, justificada formalmente com a necessidade de saneamento financeiro e com a exigência, da parte do MEC, de uma titulação acadêmica adequada dos professores. Contudo, chama atenção o fato de que as demissões resultantes desta reestruturação atingiram quase exclusivamente teólogos leigos ou padres casados, reconhecidos por sua excelência na prática de ensino, engajados nas comunidades eclesiais e comprometidos com a fé da Igreja.
* Nota-se um esvaziamento progressivo de alunos, sobretudo no turno da noite (antigo ICRE). Ouvem-se muitas queixas sobre uma significativa queda na qualidade do ensino, nas disciplinas bíblico-teológicas. Respira-se um clima de preocupante desânimo entre discentes e docentes.
* Mais alarmante, porém, parece-nos ser o crescente isolamento deste espaço de formação teológica. Constatamos atividades formativas não coordenadas, particularizadas e pontuais, para não falar do baixo teor reflexivo e da ingenuidade hermenêutica no estudo da Sagrada Escritura e dos documentos oficiais do Magistério. Após diversas tentativas de alertar os responsáveis acerca dessa situação perguntamo-nos, perplexos, para onde uma formação teológica tão defasada pretende levar o Povo de Deus de Fortaleza, sedento da palavra viva, encarnada na realidade e compreendida de forma madura?
* Não podemos deixar de reconhecer neste conjunto de medidas uma tendência à clericalização da Igreja de Fortaleza. Nisso se encaixam fatos e tendências eclesiásticos como a substituição da antiga diretoria mista (padres-leigos) por uma chapa formada exclusivamente de clérigos e a adoção de atitudes que levantam suspeita de censura que pode comprometer a liberdade de pesquisa e de expressão na Academia. Tais retrocessos reabrem o fosso, existente no catolicismo pré-conciliar, entre clero e laicato, esfera sagrada e profana, fé e política, Igreja e mundo, graça e pecado. Diante disso, indagamos: Qual o perfil de cristão que a Igreja – e a Igreja somos todos nós – deseja formar para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, com sua efervescência religiosa confusa, de um lado, e seu espírito secularizado, individualista e consumista, do outro?
* Sentimos necessidade de lembrar aos responsáveis pela formação teológica do Povo de Deus de Fortaleza, que a teologia só pode nascer da fé do povo servindo à Palavra de Deus que nos liberta de todas as escravidões e nos apaixona pela missão.
* Quanto à relação entre o clero e o povo cristão leigo, é bom não esquecermos que, de acordo com o Vaticano II, por causa do batismo, todos os cristãos usufruem de total igualdade, porque o Espírito Santo é o mesmo em Cristo e nos cristãos e que o “sacerdócio ministerial” não está acima do “sacerdócio régio” e muito menos acima da Palavra.
PALAVRAS FINAIS
Eis o que nos inquieta acerca do rumo que a formação do povo cristão, em Fortaleza, está tomando. Com esta Carta Aberta queremos chamar a atenção dos responsáveis diretos, mas também a de todos os fiéis – leigos, religiosos e padres –, corresponsáveis pelo sacerdócio batismal, para os perigos de uma formação cristã defasada e inadequada, caso queiramos cumprir a nossa missão transformadora no mundo de hoje. Convidamos todos para o debate franco e urgente dessas e de outras questões que dizem respeito à qualificação do nosso testemunho cristão. Tal debate se presta à construção de uma Igreja “Comunhão-e-Participação”, onde não prevalece o silêncio obsequioso e a uniformização, mas aquela unidade viva que representa toda a diversidade enriquecedora do povo e de sua fé.
Fortaleza, em fevereiro de 2011.
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