segunda-feira, 9 de maio de 2011

manifesto artístico pelo desarmamento

Publicado em ADITAL de 06.05.11, achei muito interessante e reproduzo sem pedir licença.


"Envio para ilustrar (anexo) este recomeço na busca pela paz, a obra "Shooting for Peace" (Tiro pela Paz) do jovem e expoente artista Sidney Matias. A obra que já foi exposta em três importantes universidades norte-americanas, também foi modelo de reflexão durante palestras sobre violência entre os estudantes universitários.
Interessante neste trabalho são os recortes de noticias originais sobre homicídios. Um grande revólver dispara uma flor que simboliza a vida, como um tiro de "basta".
Outras sacadas legais são: Teia de aranha no gatilho (inutilidade), Quem efetua o disparo é uma pomba da paz (atitude), O gato e o Rato (simboliza que todos podemos viver em harmonia), Dentro do coração está a grande diferença social entre casas populares e arranha céus (A violência mora nos dois lados), Uma criança brincando manobra o skate tranquilamente (O direito de toda criança viver e brincar nas ruas com tranqüilidade), Uma boca com língua de cobra (Revela que não somente armas de fogo destroem. Mas a própria língua humana fere, julga e maltrata. Mas que se dobra pelo poder do amor), entre tantos outros detalhes, o meu olhar termina em uma grande Mao abaixo da arma (Percebam que a cicatriz na Mao é do crucificado. É a própria Mao de Cristo que sustenta a humanidade e precisa da nossa ajuda na luta da erradicação da violência. Percebam que a mão equilibra toda a obra).
É pouco, mas estou fazendo a minha parte divulgando arte, mas uma arte que comunica a verdade em um momento urgente".

Gioconda Bruni

Nenhum comentário:

Postar um comentário