quinta-feira, 25 de agosto de 2011

mais um um bom pastor que se vai



 

Dom Clemente José Carlos Isnard, O.S.B., nasceu no Rio de Janeiro aos 08 de julho de 1917. Professou na Ordem de São Bento aos 11 de julho de 1940 e foi ordenado sacerdote a 19 de dezembro de 1942. Foi nomeado bispo em 23 de abril de 1960 e recebeu a ordenação episcopal em 25 de julho de 1960. Ele participou integralmente do Concílio Vaticano II. Foi bispo de Nova Friburgo. Dedicou grande parte de sua vida à renovação litúrgica na Igreja Católica. Hoje, dia 25 de agosto, Dom Clemente será sepultado no mosteiro de São Bento em Olinda (PE).
Por ocasião de seu nonagésimo aniversário, lúcido e ainda ativo, Dom Clemente Dom Isnard lançou um pequeno livro que provocou discreto, mas profundo tremor na Igreja: “Reflexões de um bispo” (Editora Olho Dágua, SP). Sofreu pressões de todo tipo para não publicá-lo, mas não se deixou intimidar.
Para começar, o abade do mosteiro de São Bento, mesmo sem ter lido os originais, lhe pediu para desistir, afirmando que aquele livro lhe traria “muito sofrimento e respingos para o mosteiro".
A perseguição estava apenas começando. Até o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri entrou em ação proibindo a Editora Paulus de publicar o livrinho. Dom Clemente, então, procurou outra editora.
Quando viu que o livro ia sair mesmo, o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid pediu (ou melhor, ordenou) que 14 bispos escrevessem a Dom Clemente intercedendo pela não publicação. Não cedeu e falou: “Eu devo um testemunho. Como diz o padre Comblin, os velhos dizem as coisas”.
 Na realidade, Dom Clemente não pretendia atentar contra a fé católica. Somente queria expressar o que muitos bispos pensam e gostariam de dizer acerca de temas ainda tidos como polêmicos ou tabus dentro da igreja católica. A vocação sacerdotal não celibatária, o lugar da mulher na Igreja, as ordenações femininas, a nomeação dos bispos com participação popular e a sucessão apostólica estendida a todos os bispos.
          
  Que Deus receba em seus braços paternos este seu bom servo!
            Dom Clemente, muito obrigado! Descanse em paz!









   

Nenhum comentário:

Postar um comentário