Dom Clemente José Carlos Isnard, O.S.B., nasceu no Rio de Janeiro aos 08 de julho de 1917. Professou na Ordem de São Bento aos 11 de julho de 1940 e foi ordenado sacerdote a 19 de dezembro de 1942. Foi nomeado bispo em 23 de abril de 1960 e recebeu a ordenação episcopal em 25 de julho de 1960. Ele participou integralmente do Concílio Vaticano II. Foi bispo de Nova Friburgo. Dedicou grande parte de sua vida à renovação litúrgica na Igreja Católica. Hoje, dia 25 de agosto, Dom Clemente será sepultado no mosteiro de São Bento em Olinda (PE).
Por ocasião de seu nonagésimo aniversário, lúcido e ainda ativo, Dom Clemente Dom Isnard lançou um pequeno livro que provocou discreto, mas profundo tremor na Igreja: “Reflexões de um bispo” (Editora Olho Dágua, SP). Sofreu pressões de todo tipo para não publicá-lo, mas não se deixou intimidar.
Para começar, o abade do mosteiro de São Bento, mesmo sem ter lido os originais, lhe pediu para desistir, afirmando que aquele livro lhe traria “muito sofrimento e respingos para o mosteiro".
A perseguição estava apenas começando. Até o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri entrou em ação proibindo a Editora Paulus de publicar o livrinho. Dom Clemente, então, procurou outra editora.
Quando viu que o livro ia sair mesmo, o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid pediu (ou melhor, ordenou) que 14 bispos escrevessem a Dom Clemente intercedendo pela não publicação. Não cedeu e falou: “Eu devo um testemunho. Como diz o padre Comblin, os velhos dizem as coisas”.
Na realidade, Dom Clemente não pretendia atentar contra a fé católica. Somente queria expressar o que muitos bispos pensam e gostariam de dizer acerca de temas ainda tidos como polêmicos ou tabus dentro da igreja católica. A vocação sacerdotal não celibatária, o lugar da mulher na Igreja, as ordenações femininas, a nomeação dos bispos com participação popular e a sucessão apostólica estendida a todos os bispos.
Que Deus receba em seus braços paternos este seu bom servo!
Dom Clemente, muito obrigado! Descanse em paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário