domingo, 21 de agosto de 2011

Teatro Transcendental

Presídio Feminino recebe o espetáculo “Judas” nesta segunda (22) na 9ª Mostra de Teatro Transcendental

Postado em (Cênicos CULT, Destaque) por admin em 19-08-2011

Neste ano, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental acontece pela primeira vez em duas unidades penais do estado do ceará, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE). O monólgo de “Judas” (50 min) será encenado às internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (BR 116, Km 27 – Itaitinga) nesta segunda-feira (22), às 9 horas.

No enredo da peça, um réu atemporal, sem pátria e sem época, molda em seus movimentos a face de Judas Iscariotes – o personagem histórico que viveu há dois mil anos. Usando apenas um tecido, o ator Joel Machado dá forma a figuras plásticas que, unidas a falas e gestos, criam a atmosfera de um tribunal – onde o público é o júri de um fato que se repete através dos séculos e inquieta a humanidade: a culpa do homem.
Elaborado a partir dos fundamentos da Antropologia Teatral, desenvolvida por Eugênio Barba (que estuda o comportamento humano quando o ator sua presença física e mental em uma situação organizada de representação, e de acordo com os princípios que são diferentes dos usados na vida cotidiana), o espetáculo cheio de sentidos e reflexão.
Na sexta-feira (26), às 15 horas, os internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (BR 116, Km 17 – Itaitinga) também receberão a apresentação. Esta mostra objetiva levar exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo. Este ano, a Mostra presta uma homenagem à figura do pacifista indiano Sathya Sai Baba, morto em abril deste ano e cuja trajetória de vida foi marcada pelo ensinamento de princípios de paz, não-violência, amor divino e retidão.
A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é uma promoção da ONG Associação Estação da Luz e já faz parte do calendário artístico e cultural do Ceará, e tem fins solidários. As peças procuram levar a plateia presente à reflexão e a ações em prol do próximo. Em todas as suas edições o evento já teve mais de 180 mil espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário