domingo, 4 de setembro de 2011

Era das cavernas

O Povo  
ombudsman
03.09.2011

Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal."
Artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Parque Potira, Caucaia, segunda-feira à noite. Um adolescente de 17 anos rouba uma máquina fotográfica de um pedestre e é perseguido pela população. Gritaria, alvoroço. Pego, ele acaba cercado por um grupo. Acuado, devolve o produto do roubo. Mesmo assim é surrado a pontapés, socos e pauladas até a morte. Tudo por uma câmera fotográfica. A Polícia chega. Ninguém é preso.

Nada disso foi suficiente para sensibilizar os jornalistas da 5ª capital brasileira. Apesar de o fato ocorrer em plena Região Metropolitana, O POVO registrou o em uma simples Breves na editoria de Ceará, na quarta-feira. Meras 13 linhas. Depois, silêncio total. Nos outros jornais o espaço foi ainda menor. Como se fosse algo normal, corriqueiro. O que não é.

É fato que a população está revoltada com a impunidade e com o aumento da marginalidade. Mas, em pleno século XXI, atitudes típicas Era das Cavernas devem ser combatidas. Em um momento que se defende o jornalismo humanizado e a defesa dos direitos humanos, a imprensa mostrou desprezo ao caso. Não questionou nada. Silenciou quando cidadãos comuns agiram como justiceiros, à revelia da lei.
Os meus parabéns ao jornalista Paulo Rogério,
ombudsman de O Povo

Um comentário:

  1. Sr. Marco Passerini, saudações.

    Antes de tudo, saúdo-o pela ótima iniciativa de criar um blog. Excelente conteúdo!

    Sou Hugo Freitas, pesquisador da UFMA. Estou desenvolvendo um trabalho acadêmico sobre a atuação de padres no Maranhão, particularmente os que se dedicaram às causas sociais no estado durante as décadas de 1940 a 1980. E, pesquisando na internet, deparei-me com seu blog, o que me fez tomar a iniciativa de entrar em contato com o senhor.

    O senhor possui algum tipo de publicação escrita das que citei acima? Se os há, onde posso encontrá-los, aqui, em São Luís do Maranhão? Existe alguma biblioteca específica que contenha os livros publicados por padres que atuaram no Maranhão durante o período citado?

    No aguardo de resposta, deixo meu email para posterior contato e troca de informações:

    hugofreittas@yahoo.com.br

    Desde já, agradeço pela atenção. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir