sábado, 3 de dezembro de 2011

a Deus... Franz

Os Combonianos do Nordeste lamentam a morte improvisa do amigo e companheiro padre Franco Pellegrini, vítima de acidente de transito em Salvador nesta sexta feira 02 de dezembro.

O padre Franco havia participado de um encontro de padres e voltava de carro em companhia de outro padre da diocese, quando um micro-ônibus desgovernado invadiu a pista por onde passava e bateu violentamente no carro, do lado dele. Retirado dos destroços pelos bombeiros e levado para a ambulância da SEMU, o Pe.Franco estava consciente e chegou a tranquilizar o companheiro de comunidade Pe.Artur que, alertado, havia acorrido de imediato para o local. Tudo parecia bem, mas ainda a caminho do pronto socorro o estado do Pe.Franco começou a piorar, ficando cada vez mais grave. Ao chegar ao hospital estava com forte hemorragia interna, desmaiou diversas vezes e enfim teve paradas cardíacas até falecer.Ao outro padre que estava no carro ao seu lado, nada ocorreu.
A missa de corpo presente do nosso irmão Franz foi celebrada ontem pela tarde, às 14:00 horas, na igreja matriz São Daniel Comboni no Sussuarana. A igreja estava lotada e uma forte comoção tomou de conta de todos os presentes. A eucaristia, que contou com a participação de muitos sacerdotes e de Pe. Claudio, provincial dos combonianos, foi presidida pelo bispo primaz Dom Murilo, ladeado pelo seu auxiliar Dom Gregório e por Dom Petrini bispo de Camaçai.
O comboniano Pe.Severino, que trabalhou longos anos em Sussuarana, deu uma palavra de saudação inicial agradecendo Deus pelo dom que nos deu em Franco. Agradeceu, também, todas as comunidades e as pessoas que o estimaram e acolheram com carinho.
Dom Murilo salientou a dedicação, o zelo apostólico, a responsabilidade e a missionariedade de PE. Franco. A celebração foi intensa e singela.Terminada a celebração eucarística, o PE. Franco foi enterrado no cemitério 'bosque da paz'.
A família Comboniana do Brasil Nordeste, neste momento de dor e tristeza se sente particularmente solidária com os familiares do Pe. Franco na Itália, que não tiveram o consolo de participar do enterro. Agradece a todos, amigos e confrades, que enviaram mensagens de solidariedade e, em particular, as comunidades da paróquia São Daniel Comboni que, com muita dedicação, ajudaram de mil maneiras neste momento de dificuldade.
Pe. Franco, Franz para os amigos, nasceu em Giovo (1945), pequena aldeia na região de Trento, no norte da Itália. Ordenado sacerdote em 1971, veio ao Brasil em 1972. Trabalhou longos anos no Maranhão, em Balsas e São Luis, depois em Itupiranga (PA) e emfim em Salvador. Quem o conheceu não pode esquecer seu jeito simples, amigo e sorridente de ser e, sobretudo, sua total dedicação à caminhada das CEBs e dos movimentos populares.
Pe. Franco nos faz falta! Que o seu testemunho se multiplique entre nós!

Editorial Ecooos 03-12-2011

www.ecooos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário