terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

que a saúde se difunda sobre a terra

     do blog: www.cenpah.blogspot.com

 No imaginário coletivo do Brasil inteiro, desde que os nossos antepassados foram trazidos ao Brasil feitos   escravos e tratados como animais, até o dia de hoje, nas novelas que dominam o horário nobre e nos programas que rebaixam e colocam a população negra num nível subalterno, como se fossemos ainda “escravos”, esta imagem vem definindo o “lugar destinado ao negro” pela sociedade brasileira.
O que esta imagem vai dizer para  a maioria dos brasileiros, 51% que se declara negros-as???? Vai reforçar a ideia que medico que preste tem que ser de descendência europeia e que lugar de negro é de coitadinho, doente, necessitado, pobre, dependente.
Nos perguntamos ainda, como é possível que um erro tão insensível e,  ao nosso ver, ignorante na escolha de uma imagem que fere profundamente a história do povo negro, a sua identidade e a suas lutas possa ter acontecido numa instituição, a CNBB, que oficialmente luta contra a discriminação e até inclui na sua ação pastoral de Justiça e Paz a Pastoral Afro????

Nós do CENPAH queremos divulgar essa reflexão para todas as pessoas, os movimentos, as organizações que se empenham na construção de um país mais justo e respeitoso de suas populações. Queremos convidar os agentes de Pastoral Afro, os APNs, os movimentos negros, as associações que trabalham na luta contra o racismo e  para a integração e o reconhecimento pleno da cidadania do povo negro para que divulguem, se expressem a fim de que a imagem da CF 2012 seja mudada ou pelo menos questionada!

E  para concluir, queremos mostrar como teríamos gostado de ver o cartaz desta campanha:

          que tal assim...                                   





   assim...    
                               ou assim?                 
   
                                                     
                               


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário