domingo, 24 de março de 2013


Presos realizam motim 

e queimam colchões na CPPL III

 

 Confusão começou depois que detentos 

foram proibidos de receber visitas


Redação Web | 09h24 | 24.03.2013
Cerca de 200 presos da rua D da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, iniciaram um motim durante a manhã deste domingo (24).
Os detentos queimaram colchões das celas, mas foram contidos  pelo Grupo de Apoio Penitenciário e pelos policiais da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda.
 O Corpo de Bombeiros também compareceu ao local e controlou o fogo. Foto: Kleber Gonçalves
A Polícia Militar e a Secretaria de Justiça reforçavam a unidade desde a última sexta-feira (22), após frustrar uma tentativa de fuga, que também ocorreu na Rua D.
Os presos receberam uma punição e ficaram sem direito a receber visitar neste domingo, o que teria ocasionado o motim. A assessoria de comunicação da Sejus informou que a situação está controlada e ninguém saiu ferido. A visita segue sem alteração, exceto para os presos da Rua D.
A CPPL III foi inaugurada em 24 de agosto de 2009 e abriga atualmente 960 detentos. 

Tudo indica que a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará adotou, há tempo, a estratégia do enfrentamento. Resultado? Fracassos e mais fracassos com um saldo de quase duas dezenas de mortos de janeiro até hoje. A realidade do crime organizado e as disputas pelo tráfico de drogas não podem ser, nem  o primeiro nem o único filtro para interpretar os gritos de alerta que vêm das prisões. Serviço de Inteligência é também para esse fim. No mais, não passa de "serviço de espionagem'. Punições coletivas, ainda mais quando respingam nos familiares, sempre provocaram reações catastróficas. Finalmente, no meu entender, há muitos  equívocos  e  incompetência na atual gestão penitenciária. Em que pese a tempestiva e redundante exposição midiática. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário