sexta-feira, 19 de abril de 2013


MISTÉRIO: Cadáver de presidiário é encontrado na CPPL I 

 Diário – 19 abril 2013

O corpo do detento Nivaldo Alencar da Costa, 36, foi encontrado, na manhã de ontem, na cela de isolamento do pavilhão 3 da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga. Segundo os agentes penitenciários que encontraram o corpo, o detento estava enforcado.

Na manhã de ontem, o rabecão da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionado pela Ciops para ir até a CPPL I remover o corpo do presidiário Nivaldo Alencar da Costa. Segundo os agentes, ele morreu enforcado FOTO: J.L. ROSA

Uma equipe da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), esteve naquela unidade prisional, no entanto não foi possível determinar se o que ocorreu na cela foi suicídio ou um assassinato.

Depoimento

Dois detentos que estavam na cela foram encaminhados à Delegacia Metropolitana de Itaitinga, onde prestaram depoimento. Nivaldo Alencar é o 13º detento morto no interior da CPPL I somente neste ano. O caso mais grave ocorreu na madrugada do dia 11 de março, quando 11 detentos morreram em decorrência de uma briga por conta de uma rixa pessoal.

Sete deles foram encontrados mortos dentro da CPPL. O oitavo faleceu a caminho do hospital e três morreram, dias depois, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Doutor José Frota (IJF). Os presidiários morreram queimados e asfixiados.

Segundo apuraram as autoridades, durante o incidente, presos de um pavilhão quebraram cadeados e grades, foram até onde estavam os rivais e queimaram colchões e lençóis. Alguns faleceram em decorrência de queimaduras e outros por terem inalado muita fumaça, o que causou asfixia.

Vergonho e triste Balanço

Do começo do ano até ontem, 23 mortes foram registradas nas Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) e nas penitenciárias localizadas na Grande Fortaleza. A CPPL I é a que registra o maior número de óbitos em 2013. Já são 13 casos. Em seguida, a CPPL II e o IPPOO II, cada um deles com três casos. Ocorreram, ainda, duas mortes na Penitenciária de Pacatuba, uma na CPPL III e uma na CPPL do Carrapicho, em Caucaia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário