terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Complexo de Pedrinhas - MA 
            muitas pedras no meio do caminho             
do G 1 MA

Durante coletiva senadores criticaram sistema carcerário do país (Foto: De Jesus/O Estado)

 Os membros da comissão de direitos humanos do Senado criticaram duramente, nesta segunda-feira (13), o atual sistema carcerário adotado no país. Nas declarações dadas após uma reunião com a cúpula do governo maranhense, a presidente da CDHM, Ana Rita Esgario (PT-ES), e o vice, João Capiberibe (PSB-AP), disseram que o atual sistema precisa ser repensado. "Não é uma coisa que seja feita em um curto prazo, mas o que está acontecendo no Maranhão é uma grande oportunidade que comprova que o atual sistema prisional do país precisa ser reconstruído e com um novo modelo. É essa a nossa luta", argumentou Capiberibe (PSB-AP).
Durante toda esta segunda-feira os parlamentares estiveram em São Luís para seguir uma extensa agenda que incluiu a visita ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e reuniões com os poderes Judiciário e Executivo. "Nós saímos daqui bastante preocupados com a atual situação que verificamos. Isso demonstra a total falência desse sistema, que não recupera o detento em sua totalidade", criticou a senadora.

comentário deste blogueiro


Luz, câmara, ação...Tem gente demais gostando de holofotes. Os mesmos que, se não sabiam, é porque sempre fizeram questão de não saber. Ou, quem sabe, nunca tomaram a sério inúmeros relatórios e denúncias vindos do Maranhão e da maioria dos Estados da Federação. Parece até que o Complexo de Pedrinhas no Maranhão, está virando jardim zoológico aberto aos visitantes de paletó e gravata, com pose de bem intencionados. A bola da vez, agora, é o Maranhão. O triste espetáculo, porém, já passou por outros Estados da Federação e, se ainda não, ninguém diga: "Desta água não beberei". Se existe o crime organizado dentro dos presídios é porque existe outro, bem mais organizado, fora deles. Daqui a pouco, ao pagar das luzes em Pedrinhas, tudo continuará como dantes no quartel de abrantes? Pelo jeito, tudo indica que sim. E todo o mundo está cansado de saber por que. O buraco está mais embaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário