domingo, 6 de novembro de 2016

OS FELIZARDOS 
Mt 5, 1-12

Reflexão publicada anos atrás na liturgia de TODOS OS SANTO. Foi minha homília de hoje e, a pedido, ofereço novamente a meus leitores.

Feliz é você que tem um coração de pobre e não se sente autossuficiente e nem confia na sua esperteza ou na sorte, porque confia na generosidade de Deus. Ninguém consgue ser  feliz sozinho. Pra sermos felizes precisamos de todos. Uma nova humanidade dependerá da solidariedade de todos e com todos.

Feliz é você, hoje, porque enquanto chora suas próprias dores e aflições, é capaz de sentir em sua carne as dores dos feridos da vida. Feliz você que ainda não se deixou contaminar pela cultura da indiferença. A paz interior e toda sua desde já.

Feliz é você, hoje, porque está aprendendo a apostar no diálogo e na solução pacífica dos conflitos. Que não usa a língua afiada para revidar, machucar e ferir. Felizardo quando detesta a indústria das armas e não aceita a lógica do “olho por olho, dente”  ou “do bandido bom, bandido morto”. Você está colaborando com a construção de uma sociedade de harmonia e paz. E contribuindo para a diminuição da violência.

Feliz você que tem consciência que a fome e a miséria de milhões que nada têm, não é “porque Deus quer”, mas são fruto da injustiça institucionalizada e de todas as desigualdades econômicas, culturais e sociais. Santo é você quando não se conforma com uma justiça que só sabe punir somente aqueles que sempre foram, desde crianças, as primeiras vítimas da violência e da brutalidade. Feliz você que defende os direitos humanos de todos e para todos e que hoje está disposto a se juntar àqueles que se mobilizam para dizer não à toda corrupção  e suborno.

Feliz e santo é você, hoje, quando sabe compreender as fragilidades próprias e alheias. Que não se escandaliza por causa delas e não assume a postura moralista e arrogante dos fariseus hipócritas. Bem aventurado você que sabe perdoar a você mesmo, aos outros e que sabe aceitar também o perdão dos demais. Se o seu coração não é mesquinho mas grande e misericordioso, você está bem próximo do Coração de Jesus.

Feliz você, hoje, que sabe manter seu coração transparente, sincero e puro, num mundo de aparência e bajulação. Santo é você que não cultiva dentro de si nem subterfúgios nem ambições doentias e estúpidas. Santo é você que não engana nem manipula seu próximo para tirar proveito. Só assim você será capaz de sentir a presença de Deus dentro de você e o enxergará  também nos outros.

Feliz é você, hoje, que mesmo perseguido e caluniado por quem quer que seja, não abre mão dos valores do Evangelho de Jesus. Santo é você que, num mundo de espertinhos e corruptos continua com vergonha na cara, limpo e ético e não vende a sua alma.  Ela já está nas mãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário