sábado, 18 de março de 2017

 Carandiru não implodiu

Acabo de ler no G1 São Paulo de 17/03/2017 a notícia da posse do novo comandante da PM de São Paulo coronel Nivaldo Restivo e de suas declarações na primeira entrevista. Questionado sobre qual seria sua opinião sobre a desastrada entrada da polícia durante a rebelião no Carandiru (1992) que deixou um triste saldo de 111 presos massacrados,  o coronel disse: "Minha opinião pessoal eu vou reservar para mim, porque o processo está em andamento. Agora eu tenho a convicção de que a atuação da Polícia Militar foi legítima e necessária. Não vou detalhar porque ainda existe grau de recurso no processo. Não seria bom que comentássemos". 

Não é minha intenção, nesta página, lembrar com detalhes a covardia da PM, tampouco apresentar ao meu prezado leitor, testemunhas, imagens ou outras documentações irrefutáveis. Confesso que não fiquei surpreso pela  declaração do novo comandante. Tudo é inerente ao DNA do militarismo.
Estarrecido e preocupado me deixaram os inumeráveis comentários dos leitore à margem da notícia do G!. Tomo a liberdade, então, de selecionar as reações mais sintomáticas que revelam o perfil de uma sociedade demasiadamente influenciada pelos chavões midiáticos e atanazada pelo medo.

Implosão da prisão de Carandirú, Julho de 2005 / Reuters
Esse é dos meus, bandido tem q morrer mesmo. ta com pena quero ver quando vc ou seus familiares forem as vitimas.(Carlão)
Parabéns a policia evitou que nossos filhos e netos pudessem ser mortos. (John )
Seja bem vindo Coronel, estávamos precisando de um líder assim. (Alves)
Parabéns Coronel, na minha modéstia opinião o Senhor tem o perfil perfeito para ser comandante, a população esta cansada de ser constantemente humilhada pelos bandidos; e que os direitos humanos e defensores de bandidos vão para o inferno. (Costa)
Certo! Tem que voltar de novo esse massacre pra acabar com essa farra dentro dos presídios.(Torres)
Bandido fardado é o pior de todos (Joao Antonio)
Deveria ser demitido, ato contínuo. Se apoia tal barbaridade, é incapacitado para comandar um serviço público que tem por objetivo oferecer segurança à sociedade. Caçar (e matar) bandido não é o papel da PM.(Quintella)
A PM eliminou 111 almas sebosas, a escória da sociedade, merece medalha de bravura e honra ao mérito, promoção e condecoração (Ruth)
Merece até mesmo um passaporte para o céu, pois livrou o mundo de 111 trastes, já pensou quantos filhos desses 111 estariam atormentando nosso país? (Soares)   
Foi tão legitima que está na hora de repetir a dose! (Teles)
O G1 faz matéria só para denegrir a imagem de um cmandante com extenso currículo operacional. O Carandiru já passou.(Roberto)
Eu tenho a solução para esses que querem luva de pelica pra bandido: na próxima rebelião, escolhe um deles: jornalista, promotor, procurador da república, bispo, militonto e joga lá dentro para apaziguar os marmanjos.Quando devolverem o primeiro, manda o seguinte, e assim por diante.(Jesus)
A operação foi legítima mesmo. Deveria haver outras iguais. (Hélio)
Foi depois do Carandiru que os presos começaram a tomar conta dos presídios. Se os PMs recebessem medalhas em vez de ir pra cadeia, nosso País teria tomado outro rumo... (Klauck)
Essa é a PM do Alckmin, assassinos são promovido. (Antonio)
Tem que  matar mesmo e quem apoia bandido tem que morre também simples. (Willian)

Mais uma vez, o que me atordoa e entristece 
é o nível de consciência crítica, humana, cívica e cristã 
que emerge de tudo isso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário