terça-feira, 4 de janeiro de 2011

casa de ferreiro, espeto de pau

Na Grande Fortaleza foram assassinadas 1.824 pessoas no ano 2010, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. O recado é para o governador reeeleito Cid Ferreira Gomes e para o novo Secretário da pasta da Segurança Pública do Estado e Defesa Social (SSPDS), Coronel José Bezerra. Embora torcendo para que o triste quadro possa mudar ao longo deste novo ano, não vou esconder minha perplexidade.

O doutor Roberto da Chagas Monteiros, com longa experiência na Polícia Federal, que comandou a SSPDS no primeiro mandato de Cid Gomes reconheceu em várias entrevista, e reafirmou na última quando de sua despedida, não ter conseguido sustar o avanço da violência. E, entre outras razões, confessou a dificuldade de expurgar dos quadros da Polícia Militar a bem conhecida "banda podre". Denunciou isto em alto e bom som no início de seu mandato, há quatro anos. A partir daí, com a conivência de uma meia dúzia de pséudo profissionais dos grandes meios de comunicação - entre estes os assim chamados "deputados da bala" - se tornou repetidas vezes objeto de chacota e críticas gratúitas. A presença de maus policias misturados com o crime organizado  amedrontando, torturando e matando quem quer que seja é  público e notório.
Extremamente complicado é apresentar provas materias e testemunhas. O silêncio dos colegas de farda e dos cidadãos "do bem" se justifica. Mas, será que a escolha de um coronel para coordenar a Segurança Pública (é o novo!), vai oferecer mais condições para o expurgo e a condenação da "banda pobre" ? Está em fase de acabamento na Região Metropolitana de Fortaleza o novo Presídio Militar do Ceará, bem perto  do Instituto Penal Paulo Sarassate (IPPS) e do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. Se o novo Secretário for coerente com seu propósito de combate intransigente ao crime organizado, incluindo o tráfico de armas e drogas, é bom adiar a inauguração da Unidade Penal e acrescentar logo um anexo. Nem que seja com celas especias para os policias do alto escalão. Um pouco de mordomia não vai compensar a humilação da prisão e a perda da patente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário