quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

LOUVAÇÃO A SÃO LUIS

Desde ontem estou em São Luis do Maranhão participado da Assembléia dos missionários combonianos da Província Brasil Nordeste. Será a idade ou a saudade: só sei que hoje senti um carinho todo especial por esta cidade que foi minha também por longos anos. E me surpreendi cantarolando repetidas vezes o Hino de Louvação a São Luis do saudoso poeta Bandeira Tribuzi que tive a honra de conhecer pouco antes de sua morte em 1977.  São Luis do Maranhão foi berço de grandes poetas como Gonçalves Dias, Josué Montello, Sousândrade,  Ferreira Goulart, João do Vale e outros que muito se destacaram na literatura brasileira. Há quem gostaria de incluir nesta lista também  José  Ribamar Ferreira de Araújo Costa - hoje José Sarney-  membro da Academia Brasileira de Letras. Acontece que umas tantas mãs línguas teimam em dizer que, de autêntico, em algumas das obras do velho cacique do maranhão, só existe a assinatura. 
Deixe- me então cantar, como nos meus  velhos tempos de fundador e cantor do Coral São João.



Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias

Quero ouvir à noite
tambores do Congo
gemendo e cantando
dores e saudades
A evocar martírios
lágrimas, açoites
que floriram claros
sóis da liberdade

Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro
glórias do passado

Quero ouvir à noite
tambores do Congo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário