sexta-feira, 1 de abril de 2011

UMA PRAÇA PARA DEIXAR VIVA A MEMÓRIA A DOM HELDER CAMARA

Recebi por parte do companheiro Geraldo algumas notas sobre o Batismo Popular da Praça Dom Helder Câmara. O que realizamos ontem é só o começo. Urgente agora é coletarmos um bom número de assinaturas e encaminhá-las à câmara dos vereadores e à própria prefeita acompanhadas com uma proposta concreta. Aguardem informações mais concretas e, mãos à obra.



   Havia uma tenda na “Praia do Futuro”, uma tenda do futuro, uma tenda que abrigava uma “minoria abraâmica”, como Dom Helder chamava aqueles pequenos grupos de pessoas que acreditam que o Amor de Deus vença, que a união e a teimosia do povo tenham mais força do que medidas tomadas de cima para baixo.     Foi isso que vimos na tardinha do dia 31 de março de 2011 num espaço enorme cercado por tapumes, mas ainda com vista para a bela praia.
 Reunia-se um pequeno grupo, digamos umas setenta pessoas representando Comunidades Eclesiais de Base, Pastorais Sociais, Movimentos diversos, partidos políticos, pessoas da área da Justiça, diversos padres, etc., e a linda presença de Cristiano Camara com sua esposa, ele sobrinho do “Padre Helder”, como o Dom desejava ser chamada por seus familiares.
  Um encontro de irmãos e irmãs, sob a animação do nosso trovador Airton, acolhendo a iniciativa do João Alfredo de lutarmos por um espaço nesta cidade de Fortaleza a fim de que a memória ao profeta do século XX, Dom Helder Pessoa Camara (9-2-1909 a 27-8-1999) não seja apagada. Orações, cânticos, depoimentos, um encontro do jeito que só o povo sabe fazer.
    Uma bênção, isto é, um “BATISMO POPULAR” daquele enorme espaço lá na beira do mar, a fim de que ele se torne de fato um memorial ao Dom e poderá para sempre tirar o atual nome de “Praça 31 de março”, tornando-se “PRAÇA DOM HELDER CAMARA”, tomada de atitude que visa semear esperança, dignidade humana, libertação definitiva de todas as formas de opressão tanto do passado, como de hoje e do futuro.
  O sol desta tarde foi se pondo mais feliz, mais bonito, dando espaço a este sonho, sabendo que ele somente poderá realizar-se se ficarmos vigilantes.

Geraldo Frencken   


Nenhum comentário:

Postar um comentário