domingo, 12 de junho de 2011

como transformar bandido em herói nacional ...cap.2


Prometi e estou de volta. 
Quem sou eu, pobre mortal, para peitar os “deuses do Olimpo”  do Supremo Tribunal Federal? Pelo sim pelo não, me surpreende o ministro Marco Aurélio Mello, que chegou ao STF graças ao primo Collor de Mello, ao dizer ter recebido com surpresa a decisão do governo italiano de recorrer ao Tribunal de Haia. “Fiquei um pouco perplexo porque o acolhimento de um estrangeiro pelo Estado brasileiro e por qualquer outro Estado está no campo da normalidade. É um ato de soberania do Executivo do próprio Estado e deve ser respeitado”.
É público e notório que é o Presidente da República quem encarna a soberania do Estado. Lula e Tarso Genro, um tanto defasados a respeito da história italiana contemporânea (pudera: o caso em questão pertence ao outro milênio!), sentenciaram ideologicamente  que não poderia haver extradição, por se tratar de perseguido político. Possuidores de informações privilegiadas (quais?!), ultrapassaram a soleira dos tribunais italianos anistiando, de uma só canetada, todos os veredictos da Justiça de um País de democracia consolidada, apesar das travessuras do seu premier Berlusconi.  
E o STF? Data vênia, apesar de toda a logorréia de seus integrantes, estes entraram mudos e saíram calados. À Suprema Corte cabia tão somente acatar a decisão do ex-presidente Lula. E assim foi feito.
Neste caso, estou com o ex-presidente do STF, Gilmar Mendes que justificou seu voto vencido desabafando:  “Nós viramos um clube ´lítero-poético-recreativo´...  Melhor confiar logo a decisão ao Executivo, criando um modelo de presidencialismo imperial.”  

 Mudando de conversa, mas nem tanto. Hoje: dia de Pentecostes para a igreja católica. Tenho orado e celebrado pedindo ao bom Deus, entre outros, o dom da “inteligência”. Do latim: inter-legere. Ler nas entrelinhas, em bom português.  
Sobre mim e sobre nós, desça um pouco da tua INTELIGÊNCIA, Senhor para aprendermos a ler "nas entrelinhas" tudo pertence ao Reino de Deus ao qual pertence, também, o reino dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário