sábado, 11 de junho de 2011

como transformar bandido em herói nacional ...cap.1

O "affaire" Cesare Battisti ainda vai dar muito pano pra manga. Só lamento ficar por conta do vergonhoso premier Berlusconi assumir as dores do povo italiano nas telinhas internacionais. Mesmo assim, vale a pena lembrar que a Soberania de qualquer Estado Democrático de Direito é sempre maior que seus representantes, quaisquer que sejam.  E é aqui que a porca torce o rabo. O Brasil é um Estado Democrático de Direito. A Itália, também.
 E foi em nome da Soberania do Estado brasileiro que o Supremo Tribunal Federal, acabou transformando Cesare Battisti num mártir da Justiça italiana, justificando como crime político o que não passa de assassinato de quatro cidadãos italianos em 1978/´79.
                                             Cesare Battisti na prisão italiana de Frosinone em 1981                                                                                             
 Acompanhei pela TV, altas horas da noite, o posicionamento dos ministros da Suprema Corte brasileira e, como leigo que sou nos meandros da jurisprudência do STF, fiquei um tanto confuso:  “To be or not to be”. Afinal, Cesare Battisti é um criminoso comum com sentença transitada em julgado pela Justiça italiana ou, como uns preferem, é um perseguido político que poderá correr risco de vida (ou de morte) ao ser extraditado para o País requerente? Bandido para a Itália e herói nacional (adotado!) para o Brasil? Terrível choque de Soberanias! Lula, Lula, te quero muito bem... mas olha o último abacaxi que você deixou, graças aos bons conselhos do teu ex-ministro da Justiça Tarso Genro. 
Só sei uma coisa: Soberania e Ideologia, em comum, só tem a rima.
Por hoje é só... mas chumbo grosso vem aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário