sexta-feira, 23 de março de 2012

comungar é tornar-se um perigo...

"Frente à ordem de matar seus irmãos deve prevalecer a Lei de Deus, que afirma: Não matarás! Ninguém deve obedecer a uma lei imoral (...). Em favor deste povo sofrido, cujos gritos sobem ao céu de maneira sempre mais numerosa, suplico-lhes, peço-lhes, ordeno-lhes em nome de Deus: Cesse a repressão!” (23 de março 1980)


 
 Estas são as últimas palavras do bispo Oscar Romero ao país. Foi sua última homilia, carregada de tons proféticos, rico do mais profundo conteúdo evangélico. No dia seguinte, ele é assassinado por um militar (há quem diga que era um agente da CIA), enquanto celebrava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência . O arcebispo é atingido pelo tiro no momento em que erguia o cálice com o vinho consagrado. Ao cair, o sangue de Cristo se mistura com o sangue do mártir, uma comunhão perfeita, prenúncio da comunhão definitiva.

2 comentários:

  1. O exemplo de Dom Oscar Romero marcou minha vida pastoral. Passamos o filme "Romero", indicação do Pe. Álvaro Campos, para todos os animadores de Crisma e outros agentes pastorais. Seria um aprofundamento sobre Igreja e optamos pelo filme. Ao final, não precisamos de muitas palavras. Todos tinham entendido. Aquele era o rosto da Igreja que se colocava ao lado dos perseguidos, injustiçados... É preciso fazer memória dos nossos mártires. Não queremos mortes, mas pessoas como Romero, Ir. Dorothy não podem morrer em vão... É necessário fazer eco...

    ResponderExcluir
  2. Se calarem a voz dos profetas........

    http://www.youtube.com/watch?v=FU7_fnpYpOw

    ResponderExcluir