quinta-feira, 5 de abril de 2012

a igreja do avental

Daqui a uma hora estarei celebrando, mais uma vez, a Ceia do Senhor com as mulheres do Presídio Feminino. Não faltará o lava-pés. Por enquanto, prefiro postar novamente a reflexão da Quinta-Feira Santa do ano passado. Só para resfrescar a memória. Ainda mais que, na época, alguém comentou minha postagem no site da Canção Nova com ar de deboche. São alguns trechos da homilia do bispo italiano Tonino Bello. Foi defensor dos migrantes perseguidos pelos governos da Europa e promotor da Justiça e Paz e da integridade da Criação. Assumiu posturas intransigentes contra a fabricação e o tráfico de armas. Faleceu em 1993.

Jesus levantou-se da mesa, tirou as suas vestes, pegou uma toalha e em amarrou-a na cintura
Se não começamos daqui, a partir do altar, de uma vida de oração, é inútil falar de evangelho, de reino e de paz. Não basta, no entanto, permanecer na Igreja: a Missa é uma força que empurra para fora! A Missa nos força a deixar a mesa, nos impele para a ação. Ela nos incentiva a investir o fogo que temos recebido em gestos e dinâmicas e missionárias...

Que vestes?As vestes do lucro, do cálculo, do interesse pessoal, do domínio e do poder... Se sonhamos de ficar ricos, de ter carreiras de sucesso, de prevalecer sobre o outro, se desejamos dobrar, triplicar o salário, deixamos essa igreja! Se em nossa casa cultuamos a lógica da acumulação, do luxo, do desperdício, da mentalidade burguesa, deixamos essa igreja! 

Amarrou na cintura o avental

 Falo muitas vezes da Igreja do avental. O avental é a toalha, a única veste sacra mencionada no Evangelho. Jesus não colocou a casula, a estola... Amarrou na cintura uma toalha... Só se tivermos servido pdemos falar, anunciar o Evangelho com credibilidade. A única porta que nos leva para a casa de credibilidade é a porta de serviço.

Depois de lavar os pés dos discípulos, tomou as suas vestes, sentou-se novamente e falou
Jesus fala após ter servido. Se nossas palavras não são alicerçadas em uma ação forte e exemplar, nada produzem. É por isso que gostaria de inflamar o vosso coração e o vosso compromisso para o serviço em suas comunidades em favor dos mais pobres. Hoje, especialmente, a serviço dos excluídos, dos últimos da sociedade. Eles também são nossos irmãos, com direitos que devem ser defendidos. Só no serviço aos últimos entramos na lógica da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário