domingo, 2 de setembro de 2012


O ser humano é maior do que o seu pecado, o ser humano é maior do que os seus erros, o ser humano, por mais culpado que seja, continua sendo ser humano

O jornal italiano Corriere della Sera publicou, em 29-01-2012, o comentário do recém falecido cardeal Carlo Maria Martini, diante da notícia que um jovem de 28 anos havia cometido suicídio inalando gás, dentro de um hospital psiquiátrico judiciário. Após este fato, o Senado italiano registrou em vídeo a precariedade das instalações, a desolação e o desconforto naquele estabelecimento judiciário.

“Parecem-me cenas vistas nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial e me parece impossível que ainda hoje existam lugares tão terríveis. Mas, se existem, é evidente que ainda existem homens e mulheres que não são considerados como tais. Cujos crimes são considerados maiores do que a sua própria dignidade humana.
1998 celebrando o dia de Natal com os detentos 
Gostaria de gritar mais uma vez que o ser humano é maior do que o seu pecado, o ser humano é maior do que os seus erros, o ser humano, por mais culpado que seja, continua sendo ser humano. As suas fragilidades, os dramas que o habitam, as monstruosidades que pode ter cometido ofuscam, desbotam, mas não apagam a sua dignidade que, ao contrário, a sociedade é chamada a reconstruir, a limpar, a educar, a medicar. Jesus diz: "As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores" (Marcos 2, 17).
E se a sociedade tem o dever da justiça, ela é destinada a recuperar todo o possível do humano que há em cada ser humano, todo o bem que nele permaneceu. Quem deixa o ser humano na sua culpabilidade, quem o confina dentro dela, não é muito diferente do próprio culpado. Desejo que jamais ocorra, por questões de dinheiro ou de simples desinteresse, que homens e mulheres sejam abandonados aos seus erros e às suas doenças”.

Tenho bastante conhecimento para garantir que no Brasil a situação é bem pior e que a maioria dos nossos pastores silenciam

Nenhum comentário:

Postar um comentário