sábado, 3 de novembro de 2012


Santo é você, hoje....... 

Evangelho de domingo 04 de novembro 
Mt 5,1-12

Santo é você, hoje, que tem um coração de pobre, e não se sente auto-suficiente. De quem sabe que tudo o que possui não é fruto da sua inteligência, nem da sua esperteza, ou da sorte, mas da generosidade de Deus. Santo, porque sabe que vive na interdependência da vida e que precisa de todos para compreender e ser feliz. É no ‘espírito’ da sobriedade e da solidariedade que constrói a nova humanidade, residência de Deus.

Santo é você, hoje, que ainda sabe se comover diante de uma mãe ou de um pai que choram a morte de um filho amado. Santo é você que ainda não se deixou contaminar pela indiferença de muitos. Santo é você que continua sentindo a mesma dor interior ao ‘tocar’ a dor dos outros. Não desespere: já inaugurou a sua paz interior.

Santo é você, hoje, que continua apostando no diálogo e na solução pacífica dos conflitos. Que detesta os arrogantes e os violentos, os fabricantes de armas e os que têm o gatilho fácil. Que detesta os que usam a língua afiada para ferir e machucar. Santo é você, hoje, que transforma essa terra num templo cósmico de paz e harmonia.

Santo é você, hoje, que compreende que não é suficiente assegurar ‘barriga cheia e direito’ só para si. Que entende que as injustiças e as desigualdades, hoje, matam milhões de ‘sem comida’. E que jogam à margem da vida e nas cadeias públicas quem só conheceu violência e foi vítima da brutalidade humana. Santo é você que hoje se mobiliza e luta por pão e direitos.

Santo é você, hoje, que sabe compreender as fragilidades próprias e alheias. Que não se escandaliza por causa delas. Que não se veste da arrogância e da prepotência daqueles puritanos hipócritas que vêem pecado só nos outros. Santo é você, hoje, que sabe se perdoar. E sabe dar para si uma nova chance. Porque compreende que a misericórdia não significa cumplicidade e nem omissão para com aqueles que não sabem perdoar.

Santo é você, hoje, que num mundo de aparências, duplicidade e bajulação, em seu coração só alimenta franqueza, transparência e verdade. Santo é você que cultiva dentro de si subterfúgios e nem insanas ambições. Que não engana e manipula o seu próximo para poder prevalecer sobre ele. Santo é você quando é você mesmo, santo ou pecador que seja. Você verá a Deus, diretamente, dentro de você. E o seu coração puro verá nas criaturas o rosto Dele.

Santo é você, hoje, que mesmo perseguido e caluniado até pelos seus familiares não abre mão dos valores em que acredita. Que no mundo dos espertinhos e corruptos continua a acreditar na honestidade. Santo é você que mesmo torturado física e moralmente não vende sua alma ao prepotente que o governa, e ao patrão que o oprime. Não desanime. Com sua coerência de vida você já os derrotou.

Santo é você, não porque algum papa o canonizou, e o seu nome está num calendário religioso. Nem porque a sua imagem é venerada em algum altar por um grupo de fiéis, ou porque lhe atribuíram algum milagre. Santo é você quando fugir do reconhecimento público, e nas profundezas de sua alma e na simplicidade de seus gestos mostrar a presença de um Deus que ama e acolhe @s seus filh@s. Será esse milagre a torná-lo santo e feliz.

do blog: www.padrebombieri.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário