terça-feira, 24 de março de 2015

Oscar Romero: quando a Palavra se faz carne


Hoje,24 de março: 35° aniversário do martírio de OSCAR ROMERO. 
Além de meditar alguns trechos das homilias do arcebispo de El Salvador (postados em baixo), resolvi postar, de última hora, a provocação de David Turoldo na apresentação do livro "Dom Oscar Arnulfo Romero Profeta e Martir da América Latina" de autoria do meu caríssimo amigo, já falecido, Abramo Levi (Editora Alô Mundo). 


"Romero é a homilia vivente porque é como Cristo em Nazaré, quando os olhos de todos estavam fitos nele. É  homilia vivente porque é povo que crê: história que se faz em torno da Palavra.
Por isso, tenho, sobretudo, uma tristeza pelas nossas Eucaristia assépticas, pela nossa pregação que não tranfigura nada, nem forma povo nenhum!
Nossas liturgias são desencarnadas, em movimento oposto e contrário ao da Palavra, que está sempre à espera de se fazer carne, de se fazer história.
Nossas orações são realizadas sob o signo da esterilidade, porque nunca acontece nada. E, até temos medo de  inventar as preces dos fiéis!
Sim, Romero, homilia vivente: Cristo que faz a história em El Salvador, assim como o Deus da sarça ardente fazia a história de Israel".

 Cá com os meus botões...
                                                                            quem quiser ouvir, que ouça! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário