quarta-feira, 2 de setembro de 2015

 
Dom Helder Camara é homenageado sábado, dia 5, na Praça que recebe seu nome
31 de março nunca mais


No próximo sábado, dia 5, a Praça da Paz Dom Helder Camara, na Praia do Futuro, será palco para homenagem ao arcebispo que dá nome ao local. Por iniciativa do Mandato Ecos da Cidade | Vereador João Alfredo (PSOL), em articulação com o Grupo Dom Helder, o encontro pretende reunir admiradores para celebrar a memória do religioso que lutou pela dignidade humana e contra os crimes da Ditadura Civil-Militar.

Através da proposição do vereador João Alfredo, subscrita pelos vereadores Evaldo Lima e Walter Cavalcante, o nome da antiga Praça 31 de Março sofreu modificação e desde 2014 homenageia Dom Helder Camara. De acordo com o projeto do parlamentar do PSOL, a substituição tem como objetivo celebrar a memória de Dom Helder e valorizar a Democracia e os Direitos Humanos, deixando, assim, de reforçar a memória da data de instalação do Golpe Civil-Militar de 1964. “A mudança de nome para Dom Helder Camara é uma homenagem justa a esse fortalezense que pregou a não violência, opondo-se ao Regime Militar e sendo indicado, inclusive, quatro vezes para o prêmio Nobel da Paz”, defendeu João Alfredo.

Ainda em 2011, o local recebeu um “batismo popular” promovido pelo Mandato Ecos da Cidade e por segmentos ligados à Igreja Católica, repre­sentantes das Comunidades Ecle­siais de Base (CEBs), de Pastorais So­ciais e da família Camara. De acordo com Geraldo Frencken, membro do Grupo Dom Helder, dar à Praça do nome do religioso “é uma atitude que visa semear esperança, dignidade humana e libertação definitiva de todas as formas de opressão tanto do passado, como do presente e do futuro”. Reivindicação antiga das comunidades da Praia do Futuro, a Praça passou quatro anos interditada para reforma e atualmente é uma opção de lazer e encontro para os moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário