sábado, 2 de julho de 2016

ADOTE  O  PARQUE  LAGOA  DA  VIÚVA

Na próxima segunda feira, dia 4 de julho de 2016, à tarde, organizações, ambientalistas e moradores do Grande Bom Jardim realizarão o ADOTE O PARQUE LAGOA DA VIÚVA – AÇÃO COLETIVA DE PLANTIO E REFLORESTAMENTO! A iniciativa pretende reflorestar uma área do Parque Lagoa da Viúva, situado no Siqueira, de cerca de 7,5 hectares, que foi desmatada com trator tipo pá mecânica na semana passada.

O Parque Lagoa da Viúva fi criado pelo Decreto 13.867, assinado em 9 de novembro de 2015, mas não possui cerca verde, o que facilita a tentativa de ocupação e loteamento que vem provocando crimes ambientais, como queimada do carnaubal, desmatamento com uso de trator e ocupação irregular da área. Organizações locais, como a Rede DLIS do Grande Bom Jardim, e coletivos ambientais, como o Pensando Verde já confirmaram presença na ação, além de igrejas, como a Estaca Bom Jardim da Igreja dos Mórmons, e associações, como a União dos Moradores do Bairros Canindezinho, que também participarão.

O Parque é considerado Patrimônio Ambiental do Grande Bom Jardim e sua criação remonta a lutas de organizações como a Associação Comunitária Delmiro Gouveia e o Instituto Brasil Verde, que em 2007 lutaram pelo chamado Pulmão Verde do Siqueira. Mais recentemente, desde 2012, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e o Centro de Cidadania e Valorização Humana (CCVH), em parceria com o PET Arquitetura da UFC, apresentaram proposta à prefeitura de Fortaleza que resultou na criação do Parque.
Para garantirem a preservação da área de 39,85 hectares que engloba duas lagoas incorporadas, carnaubal e área verde representativa da caatinga, realizam rotineiramente o monitoramento da área, encaminhando as denúncias de irregularidades para a SEUMA. Os crimes ambientais foram denunciados à Promotoria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, estando a cargo do Promotor de Justiça Dr. José Francisco de Oliveira Filho, sob o processo 349919/2016.
Desmatamento - Junho 2016

A principal medida demandada pela comunidade, de forma urgente, é uma cerca verde para demarcar fisicamente a poligonal do Parque e conter as tentativas de ocupações. Rigor e agilidade na fiscalização, mobiliário urbano, iluminação, calçadas, segurança para os banhistas e atividades educativas, como trilhas ecológicas e aulas de campo com as escolas da região são ações estruturantes que poderão salvar o Parque Lagoa da Viúva – Pulmão Verde do Siqueira.

CONTATOS: Rogério Costa – CDVHS / Rede DLIS – 987351752 // Francisca Nascimento – CCVH/ Rede DLIS – 986398461 // Ângela Castro – Pensando Verde / UMBC – 988589545 SERVIÇO: ADOTE O PARQUE LAGOA DA VIÚVA – AÇÃO COLETIVA DE PLANTIO E REFLORESTAMENTO!

LOCAL: Parque Lagoa da Viúva (margem da lagoa) (Rua A, ao final da rua Tebas, Siqueira)
DATA: 04 de julho de 2016, segunda-feira. Horário: de 14 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário