sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA
A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lúcia lamenta gasto excessivo com presos

Reunida em Goiania com os secretários de Segurança Pública dos estados para debater o Plano Nacional de Segurança, a presidente do STF disse ontem que um preso custa, por mês, aos cofres públicos R$ 2,4 mil e um estudante do ensino médio, R$ 2,2 mil. 
"Alguma coisa está errada na nossa pátria amada" - falou Cármem Lúcia. Segundo ela, o combate à violência exige ações em conjunto entre os estados e a União e lembrou, também,que já em 1982 o antropólogo Darcy Ribeiro alertava que se os governadores não construíssem mais escolas, em 20 anos faltaria dinheiro para construir presídios.



Cá com os meus botões...
                                                            ... mais escolas, até que foram construídas. Esqueceram, no entanto, de cuidar melhor da qualidade do ensino e dos próprios cuidadores. Sem falar das reformas do ensino médio pouco alvissareiras que andam por aí.
                                                              Por falar nisso: não é exatamente não é esse o grito que se levanta com as ocupações de escolas ocupações públicas e universidades? E. por falar em dinheiro gasto com os presos, a excelentíssima presidente do STF esqueceu de questionar para onde acaba indo tanto dinheiro, haja vista  uma reincidência de cerca de 70% que atesta o fracasso total do Sistema Penitenciário. 
                                                               E por que sequer uma palavrinha sobre a política do encarceramento em massa? Data vênia, excelentíssima presidente, não terá o STF, o Ministério da Justiça, o CNJ, o CNPCP  e o escambau, uma boa fatia de responsabilidade? 

Um comentário:

  1. Padre vi de perto o seu olhar pelas presas do IPF, muita gente distribuiu amor por aqueles corredores e alas, mas ñ foi o suficiente para uma transformação duradoura, assim como o investimento financeiro também ñ é. A nossa cristandade é limitada. Deus que nos perdoe.

    ResponderExcluir