segunda-feira, 21 de novembro de 2016


MANTER A ESPERANÇA
(Recebi e assino em baixo)

“NUM PAÍS COMO O BRASIL,
MANTER A ESPERANÇA VIVA
É EM SI UM ATO REVOLUCIONÁRIO.”



"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo...”.

“Eu não posso desistir da esperança porque eu sei, primeiro, que ela é ontológica. Eu sei que não posso continuar sendo humano se eu faço desaparecer de mim a esperança e a briga por ela. A esperança não é uma doação. Ela faz parte de mim como o ar que respiro. Se não houver ar, eu morro. Se não houver esperança, não tem por que continuar o histórico. A esperança é a história, entende? No momento em que você definitivamente perde a esperança, você cai no imobilismo. E aí você é tão jabuticabeira quanto a jabuticabeira.”






“Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem, pular no escuro, confiando em Deus. Sabem qual é a grande aventura do amor? É a aventura de Deus. Não esqueçam que Deus é amor. A aventura de amor é Deus partir para a criação do universo. Deus sabia que fora dele, ele só poderia criar o imperfeito, o limitado, o falho. E Deus se atirou de cheio na aventura do amor. O máximo de aventura foi fazer do homem uma criatura, um ser imperfeito,
um co-criador. Criatura e co-criador.

O homem não confiar no homem é não confiar em si mesmo. 


Helder Camara
Parece absurdo aconselhar pular no escuro. 
Para nós não há mistério nenhum
e nenhuma razão de espanto. 
Vivemos dia e noite, em todo tempo, em todo lugar, 
mergulhado em Deus. 
Como temer pular no escuro quando sempre pulamos 
e pularemos dentro de Deus?
Esperança sem risco não é esperança.
Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem,
pular no escuro, confiando em Deus."







Nenhum comentário:

Postar um comentário