sexta-feira, 29 de abril de 2011

que é isso companheiro (2)



Voltando à vaca fria, ops...voltando à Copa 2014 (muitas águas ainda vão rolar), é novamente  o Jornal O Povo que , em sua edição de hoje 29/04, vem trazendo mais lenha para a fogueira da polêmica. Desta vez, não é a relatora da ONU  que vem rebater a defesa apresentada ontem pelo companheiro  Accioliy (veja neste blog  postagem de 28/04. Os próprios moradores das adjacências do estádio Castelão e da comunidade da Trilha do Senhor dão o recado curto e grosso. 
 Para quem passou 20 anos – como a comerciante Maria Ivanosca Ameida- fazendo suadas melhorias em sua casa e sustentando a família com os minguados lucros do barzinho na avenida Alberto Craveiro,  uma indenização de vinte mil reais é, como mínimo, uma proposta indecente. Já, na comunidade da Trilha do Senhor , onde os moradores perderão suas casas para dar lugar às novas pistas da via Expressa e ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o medo da população é, no dizer do motorista José Tauvani de Souza, que a Prefeitura possa  chegar “como aconteceu do outro lado da avenida e negociar a nossa casa como se fosse um quilo de arroz”. Aqui é por conta do Governo do Estado. Mas, pelos vistos, Prefeitura e Estado têm pressa, pois a Copa 2014 não pode esperar. O problema é que a negociação e o diálogo exigem tempos longos. E todos sabemos no que vai dar fazer tudo “a toque de caixa”.

pérolas paroquiais

Desconheço a fonte, mas dizem as más línguas que estes avisos paroquiais foram vistos na porta de uma igreja. Mesmo que não seja verdade...desopilar é preciso.
     
*Para todos os que tenham filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.

*O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!

*Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as senhoras que desejem formar parte das mães, devem dirigir-se ao escritório do pároco.

*Na sexta-feira às sete, o grupo de jovens fará uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia.

*Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos!

*Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas.

*Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus.

*O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.

*O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.

*O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições.

*Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

que é isso companheiro

Quem não gostou nem um pouco das denúncias da relatora especial da ONU (veja matéria postada ontem), foi o coordenador de Projetos Especiais da prefeitura de Fortaleza, Geraldo Accioly que classificou de “genérica” a denúncia. Assumindo as dores da administração municipal, o companheiro garante que o processo de desapropriação, em Fortaleza, está sendo executado de “forma responsável e tentando traumatizar o mínimo possível”. “Não é porque (a denúncia) é da ONU que eu tenho que aceitar. Ela (Raquel Rolnik) tem que dizer quantas e onde estão essas famílias.” A fonte das declaração é o conceituado Jornal O Povo de 28/04.
Quem te viu, quem te vê! Se ainda fosse o saudoso tempo de “oposição”, a companheirada estaria agora pisando na lama e  fazendo noitadas para conclamar as comunidades envolvidas à resistência “na lei ou na marra”. E , quem sabe, oferecendo munições para o relatório da ONU e demais organizações internacionais.
E tem mais. Ninguém tem obrigação de engolir o contraditório, só porque a administração municipal falou e está falado. Bem que o companheiro Accioly poderia andar perguntando às centenas de famílias fragilizadas pelo medo e pela desinformação, o que elas pensam disso tudo. Sempre que ele saiba dizer quantas e onde estão essas famílias.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Copa 2014 Quem ganha com essa?

ONU acusa Brasil de desalojar pessoas à força 
por conta da Copa e Olimpíadas

                                                Trilha do Senhor uma das comunidades ameçadas em Fortaleza

Genebra, 26 abr (EFE).- A relatora especial da ONU para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik, acusou nesta terça-feira as autoridades de várias cidades-sede da Copa do Mundo e do Rio de Janeiro, que receberá as Olimpíadas, de praticar desalojamentos e deslocamentos forçados que poderiam constituir violações dos direitos humanos.
"Estou particularmente preocupada com o que parece ser um padrão de atuação, de falta de transparência e de consulta, de falta de diálogo, de falta de negociação justa e de participação das comunidades afetadas em processos de desalojamentos executados ou planejados em conexão com a Copa e os Jogos Olímpicos", avaliou.
Raquel destacou que os casos denunciados se produziram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza.
A relatora explicou que já foram feitos múltiplos despejos de inquilinos sem que se tenha dado às famílias tempo para propor e discutir alternativas.
"Foi dada insuficiente atenção ao acesso às infraestruturas, serviços e meios de subsistência nos lugares onde essas pessoas foram realojadas", afirmou Raquel.
"Também estou muito preocupada com a pouca compensação oferecida às comunidades afetadas, o que é ainda mais grave dado o aumento do valor dos terrenos nos lugares onde se construirá para estes eventos", acrescentou a relatora.
Raquel citou vários exemplos, como o de São Paulo, onde "milhares de famílias já foram evacuadas por conta do projeto conhecido como 'Água Espraiada', onde outras dez mil estão enfrentando o mesmo destino".
"Com a atual falta de diálogo, negociação e participação genuína na elaboração e implementação dos projetos para a Copa e as Olimpíadas, as autoridades de todos os níveis deveriam parar os desalojamentos planejados até que o diálogo e a negociação possam ser assegurados".
Além disso, a relatora solicitou ao Governo Federal que adote um "Plano de Legado" para garantir que os eventos esportivos tenham um impacto social e ambiental positivo e que sejam evitadas as violações dos direitos humanos, incluindo o direito a um alojamento digno.
"Isto é um requerimento fundamental para garantir que estes dois megaeventos promovam o respeito pelos direitos humanos e deixam um legado positivo no Brasil", finalizou. (EFE)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Obrigado, Pe. Bernardo...

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de Fortaleza – e por que não dizer: do Ceará! – sentem-se um pouco mais órfãs desde a Sexta-Feira da Paixão: Pois, foi neste dia que partiu da nossa querida terra nordestina o excepcional sacerdote e missionário redentorista Brian Peter Holmes, conhecido e amado por tod@s nós como “Pe. Bernardo”, em direção ao Malawi, país da África Oriental, onde abrirá uma nova experiência missionária em meio aos pobres de Deus. Pe. Bernardo, irlandês naturalizado brasileiro, tem fundado e feito crescer as CEBs por onde tem passado, seja junto aos trabalhadores rurais, como vigário em Tauá, seja como animador de equipes missionárias inseridas nas favelas de Fortaleza (Parque São Miguel, Serviluz). Desde tempos mais recentes, tem dado testemunho extraordinário de amor aos “últimos”, visitando e encorajando os encarcerados nas penitenciárias do Ceará. As CEBs de Fortaleza/Ceará e a Pastoral Carcerária querem lhe agradecer, Pe. Bernardo, por tantos anos de dedicação total à Igreja dos Pobres, de posturas firmes e proféticas e de estilo de vida despojado e alegre – padres como você são raríssimos! Que os pobres de Malawi possam experimentá-lo, como nós! OBRIGADO! E que Deus o acompanhe!

Carlos Tursi
pela coord. arq. das CEBs









foto: celebração na noite de oração e vigília das CEBs - 08 de Maio 2010 - onde foi elaborada a Carta aberta das CEBs de Fortaleza aos Bispos reunidos na  48.ª Assembléia da CNBB

domingo, 24 de abril de 2011

chega de cruzes meu deus


Quantas cruzes por aí nesta semana santa. Simbólicas e reais também. 

“Oremos: Chega de cruzes, meu Deus. Amém!”.
 
Repeti esta oração por onde andei celebrando, vendo e  falando.
   foto  Diário do Nordeste

Chega de cruzes: nas penitenciárias onde homens e mulheres maldizem a cruz de uma prisão que pouco ou nada contribui para despertar o arrependimento pelas cruzes de suas vítimas. 
Chega de cruzes: nas Unidades de Medidas Sócio Educativas onde crianças e adolescentes em conflito com a Lei, em sua maioria marcados por muitas cruzes, não têm por que sentir o remorso pelas dores por eles mesmos infligidas, brincando, a quem quer que seja.
Chega de cruzes: era o grito silencioso dos sobreviventes da pastorais sociais, pela ruas de Fortaleza, do povo de rua no domingo de ramos e na quinta feira santa e de mais de mil crianças carregando centenas de cruzes pelo calçadão da Beira Mar.

Chega de cruzes: grito reprimido mas visível nos olhos embaçados da criança de doze aninhos que estranhava aquilo tudo enquanto, debaixo da marquise, acabava de queimar mais uma pedra maldita.

Chega de cruzes: longe das encenações, é o grito de tantos enfermos, nas macas jogadas no chão dos corredores superlotados das emergências da saúde pública. Grito de revolta de todo o dia.
Chega de cruzes nas carnes de tantas mães que já sabem do triste e único destino reservado aos filhos viciados no crack: a morte a qualquer hora ou um pouco de cadeia até à execução  final.
 Tudo isto e muito mais contribui para que, nas vésperas dos meus setenta anos de vida, esteja cada vez mais convencido que a evangelização, hoje tão cantada em versos e prosa, só fará sentido se formos capazes de transformá-la num grande mutirão de gente solidária. Os que continuam esmagados por tantas cruzes e nós, cristãos adultos, feitos Verônicas e Cireneus gritando para Deus e para o mundo inteiro a boa noticia: “CHEGA DE CRUZES”!

Não foi isso  que o nazareno ensinou quando, do alto da cruz, gritou ao Pai: “Afasta de mim esta cruz”! Mas nela aceitou morrer, na certeza de que nada estaria perdido pois o final seria por conta do Pai.E veio a Páscoa da Ressurreição para abolir todas cruzes.

Chega, portanto, de cruzes: também as cruzes polidas que enfeitam as vias-sacras dos ritos paróquias dentro dos templos ou ao redor de uma igreja matriz, cada vez mais distante dos calvários dos becos da cidade grande. Chega de cruzes: bijuteria barata no peito de quem ainda ousa cantar, no embalo do clero midiático: “Sou católico com muito orgulho”. Os evangélicos, também, que se cuidem!
Chega de cruzes: penduradas nos parlamentos, nos bancos, nos shoppings, nas cúrias, nos tribunais e nos palácios das administrações públicas, crucifixos que pretendem exorcizar  tantos Pilatos , Herodes, Césares e Sumos Sacerdotes de plantão, de suas cumplicidades e omissões.

"Ele fala como quem tem autoridade" - diziam de Jesus - aqueles que não concordavam com ele.
“E ele vai beijar o meu pé?” – cochichou no meu ouvido Letícia, umas das doze mulheres encarceradas que aguardava sua vez. Quem estava lavando os pés no presídio feminino era Dom José Luis, bispo auxiliar.
Ficar com os “crucificados” de tantas lógicas de morte (das igrejas também), talvez seja esse o caminho de volta para que no exercício de nossa autoridade – pessoal e institucional – reencontremos na Cruz do Ressuscitado o único poder capaz de acabar com todas as cruzes que matam.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

a igreja do avental

Trechos da homilia do bispo italiano Tonino Bello, na quinta feira santa. Foi defensor dos migrantes perseguidos pelos governos da Europa e promotor da Justiça e Paz e da integridade da Criação. Assumiu posturas intransigentes contra a fabricação e o tráfico de armas. Faleceu em 1993. Santo quando?


Jesus levantou-se da mesa, tirou as suas vestes, pegou uma toalha e em amarrou-a na cintura

Se não começamos daqui, a partir do altar, de uma vida de oração, é inútil falar de evangelho, de reino e de paz. Não basta, no entanto, permanecer na Igreja: a Missa é uma força que empurra para fora! A Missa nos força a deixar a mesa, nos impele para a ação. Ela nos incentiva a investir o fogo que temos recebido em gestos e dinâmicas e missionárias...

Que vestes?As vestes do lucro, do cálculo, do interesse pessoal, do domínio e do poder... Se sonhamos de ficar ricos, de ter carreiras de sucesso, de prevalecer sobre o outro, se desejamos dobrar, triplicar o salário, deixamos essa igreja! Se em nossa casa cultuamos a lógica da acumulação, do luxo, do desperdício, da mentalidade burguesa, deixamos essa igreja!  

Amarrou na cintura o avental

 Falo muitas vezes da Igreja do avental. O avental é a toalha, a única veste sacra mencionada no Evangelho. Jesus não colocou a casula, a estola... Amarrou na cintura uma toalha... Só se tivermos servido pdemos falar, anunciar o Evangelho com credibilidade. A única porta que nos leva para a casa de credibilidade é a porta de serviço.

Depois de lavar os pés dos discípulos, tomou as suas vestes, sentou-se novamente e falou

Jesus fala após ter servido. Se nossas palavras não são alicerçadas em uma ação forte e exemplar, nada produzem. É por isso que gostaria de inflamar o vosso coração e o vosso compromisso para o serviço em suas comunidades em favor dos mais pobres. Hoje, especialmente, a serviço dos excluídos, dos últimos da sociedade. Eles também são nossos irmãos, com direitos que devem ser defendidos. Só no serviço aos últimos entramos na lógica da Eucaristia.


(do site: www.ecooos.org,br)

na foto: bispo auxiliar de Fortaleza no presídio fminino

quinta-feira, 21 de abril de 2011

entre nós está e não o conhecemos

Foi na primeira metade dos anos ´70 que esse canto começou a ecoar timidamente nas liturgias de algumas igrejas, ferindo piedosos ouvidos e perturbando almas puras. Como pode? Que Jesus é esse que dorme embriagado, maltrapilho, feito marginal ou ganhando a vida no imundo meretrício?
Tamanho desrespeito foi um Deus nos acuda. De lá para cá, as palavras mais “desrespeitosas” foram suprimidas e o canto aparecendo em doses cada vez mais homeopáticas até o sumiço quase total.

Enquanto isso eles e elas, moradores de rua, viciados, maltrapilhos, prostitutas, encarcerados e torturados, crianças viciadas em crack e empunhando revolver, e um interminável número de excluídos da vida, continuam  a via sacra de cada dia.

Terça feira desta semana santa, as pastorais sociais da arquidiocese de Fortaleza percorreram – em silêncio - o centro da cidade, para despertar a consciência de tantos cristãos, pra lá de pós modernos, adoradores do Cristo das igrejas light onde a cruz não passa de enfeite estético.
 Seu nome é Jesus Cristo ... 

                                           ... passa fome... ... 
               ...está sem casa... 
                                  ... dorme pelas beiras das calçadas...                  

 
... é analfabeto... 
                                          ... vive mendigando um subemprego... 

                           
                     







  ... vive atrás das grades da cadeia...

           
  








         ...é maltrapilho...

                                   ....vive nos imundos meretrícios...


      
   ... entre nós está e nós o desprezamo!

domingo, 17 de abril de 2011

igreja e universidade lideram ranking da confiança

O Jornal O POVO deste domingo publicou os resultados da pesquisa encomenda ao IEPRO,  instituto vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece) para comprovar a relação do fortalezense com as instituições. Aanálise aprofundada dos  dados coletados , você pode encontrar na edição de O POVO de hoje, dia 17/04/2011.
Foram ouvidas 600 pessoas de 16 anos ou mais, em 40 bairros de Fortaleza. A pesquisa foi realizada no mês de fevereiro e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Há quem diga que não dá para se colocar a Igreja no mesmo patamar das outras Instituições cuja confiabilidade pode ser comensurada pelas respostas ou não à expectativas concreta. Pode até ser. Então, estou torcendo para que, um dia, a Igreja - melhor dizer "as Igrejas"- possam ser avaliadas pela coerência com aquilo que elas pregam. Cruz credo!

os passos de jesus

1° Passo
Quaresma

Vestígios de morte
Aqui e ali.
São fortes demais
Os vestígios de morte.
Mais fortes
Que a vida suporta
Vida morta
Morte viva!

Estou com medo
Que a vida
Não sobreviva!
Estou com medo
Que a Páscoa
Não suceda a Quaresma
Estou com medo!

2° Passo
Encarar a cruz de Jesus

Olhar pra cruz
É ter que reconhecer
Que ela tudo tem a ver
Comigo
E contigo.

Encarar a cruz
É ter que perceber
Que ela tem algo a dizer
Pra mim
Pra ti
Pra nós, enfim.

E vivenciar a cruz
É crer
Que o crucificado morre
Ao meu lado
Ao teu lado
Ao nosso lado
Para que ele possa viver
Ao meu lado
Ao teu lado
Ao nosso lado
Ressuscitado!
3° Passo
Raio de Sol!

Vem
O primeiro raio de sol
Arrebol
E com ele vem
O que também
É arrebol
E sol da gente
Rei da gente
E das gentes todas
Que o buscam
Confiantemente

Nasce o Sol
Renasce a vida
É Páscoa!
É vida ressurgida
Do nada
É vida renascida
Do túmulo
O cúmulo
Pra quem não crê
E não vê no Cristo
Isto que vê quem crê:
Deus vivo
Vivo na gente
Vitoriosamente

Isto é Páscoa
Isto é ver
Renascer o sol
O arrebol da vida
Ressurgida

4° Passo
A pedra retirada

 Ver a pedra retirada
É ver a luz
No fim do túnel
É ter Jesus
No início de tudo
De toda decisão
De todo empurrão
Que a vida dá
Na gente
É seguir em frente
Decididamente
Mas calmamente
Com Jesus na mente
E no coração
E a mão estendida...

Ver o túmulo vazio
É encher a vida
Com a vida
Do ressuscitado

5° Passo
Duras penas

Passando por duras penas
Penando amarguras
Nada pequenas
Nas estradas
Nada amenas
Da Palestina
Daquele tempo,
Da nossa América Latina
Do nosso tempo
Passando por duras penas
Penando amarguras...

Deus sofre em Jesus
Deus morre na cruz

Mas socorre a vida
Ressurgida do nada
Resgatada
Ressuscitada...

Viva a Páscoa
Nas amarguras nada pequenas
Nas estradas nada amenas
Da nossa América Latina!
Sim! Viva a Páscoa!!    
    
Pastora Louraini Christmann
Igreja evangélica luterana

sábado, 16 de abril de 2011

Movimento de Formação Cristã de Qualidade

       "Somos cristãs e cristãos, entre leigos, religiosos e padres,   engajados na caminhada eclesial. Diante da      atual situação histórica nos preocupa o preparo catequético-teológico de todos os cristãos, especialmente de agentes de pastoral, formadores e lideranças, todos igualmente testemunhas de fé em Jesus Cristo nas realidades seculares deste mundo". 

 É assim que se definem os integrantes do Movimento que, a partir da "Carta Aberta sobre a Formação Teológico-Catequético-Pastoral dispensada ao Laicato Cristão"- divulgada em fevereiro passado - se reunem regularmente no salão paroquial de igreja de N. S. da Dores.

Na última reunião de sexta-feira passada, entre outros assuntos, foi estudada a temática e a metodologia do primeiro "diálogo teológico" aberto ao público, previsto para final do próximo mes de maio.  Ah... estava esquecendo: eu também faço parte deste Movimento.

Maiores informações no blog: http://blogformacaocristafortaleza.blogspot.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

grupo AGAR


Recebi e passo adiante...

“Nós do grupo AGAR – Grupo das mulheres do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos) – que trabalha a hermenêutica a partir da ótica feminista, com alegria e esperança convidamos vocês para participarem de um Seminário que estamos promovendo sobe Teologia Feminista....
Tema: 
“Maria Madalena e Maria de Nazareth – Uma Maria(s)logia da autoridade das mulheres”.
Assessoras:
Isabel Aparecida Felix – assessora nacional do CEBI, co-fundadora da ONG MENINA FELIZ de Campina Grande – PB e autora de artigos relacionados à hermenêutica feminista da Bíblia
Maria Soave Buscemi – educadora e biblista popular, assessora nacional e coordenadora da Dimensão de Gênero do CEBI. Autora de vários livros, entre eles “Luas, cantos e en-cantos dos evangelhos”, edição conjunta CEBI/Paulus
Tânia Couto – professora de Bíblia da Faculdade Católica de Fortaleza e da Escola de Pastoral Catequética – ESPAC.

Data:  de 09 a 10 de maio de 2011
Horário: das18.30 às 31.30 hs
Local: Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja – R. Rodrigues Junior, 300 – Fortaleza
Inscrição online: cebice@cebi.org.br
Inscrições presenciais: com Vânia no endereço do evento
Inscrições por telefone e mais informações: 3229.1092

quarta-feira, 13 de abril de 2011

arma sempre mata

Só espero que o novo debate sobre o porte de armas e a perspectiva de um novo plebiscito não seja mais um apressado remendo, bem ao gosto de alguns políticos oportunistas, a reboque da comoção nacional pelo triste episódio do Realengo.
Já houve e continua havendo  muitos interesses inconfessáveis, escorados na falácia de quem continua alardeando que para se defender de bandido o único jeito é armar o cidadão. É o que afirma o vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Segurança e Defesa, Carlos Afonso Gambora: “Você tem de ter a arma em casa não pra agredir ninguém, mas pra se defender”. Mais do que subliminar, é uma escancarada propaganda explicita.
O Jornal O POVO de hoje afirma: “ De acordo com a Polícia Federal, em janeiro deste ano havia 1,8 milhão de armas de fogo com registro válido em todo o Brasil. O primeiro lugar é o Rio Grande do Sul, com 344 mil armas. O segundo é São Paulo, com 338 mil”. Com 27,7 mil unidades, o Ceará só perde para a Bahia. É muita arma solta para quem sonha um Brasil de Paz!
Mesmo faltando estatística confiável, me atrevo a perguntar - quantas destas armas  vão acabar nas mãos dos “fora da lei”?
Enquanto isso, a possibilidade de um novo plebiscito, previsto para o próximo mês de outubro, irá  reabrir as discussões sobre vantagens e prejuízos na comercialização de armas. Não por último, se vale a pena ou não desperdiçar dinheiro com campanhas, material publicitário, seções eleitorais e o escambal. Tudo indica que, entre tantos bens de consumo, a vida humana é só mais um.