Volta e meia e meia o Complexo Penitenciário da Papuda,
em Brasília, é alvo de denúncias de maus tratos e torturas.
Agência Brasil 14/012O Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos esteve hoje, 14, no Complexo de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário da Papuda para apurar denúncias de violência e maus-tratos a presos. A reclamação contra os agentes penitenciários do local foi feita por parentes dos detentos.
Segundo o presidente do conselho, Michel Platini, durante a visita, foram encontradas manchas de sangue nas paredes, além de marcas e machucados em alguns detentos. “Verificamos indícios fortíssimos que apontam violência. Os presos afirmaram que toda a ala foi submetida a agressões em um corredor polonês. Além disso, havia sangue na parede”, disse.
Complexo da Papuda |
Representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Distrito Federal também participaram da visita. Os órgãos farão um relatório em conjunto que será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança do DF.
Para evitar que os presos sofram repressões por parte dos agentes após as denúncias, uma nova vistoria foi agendada para a próxima segunda-feira, 16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário