quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SEM MEDO DE SER FELIZ (1)
...sem Temer com certeza


Em 1975, às portas de mais um carnaval, Dom Helder Camara surpreendeu os puritanos   moralistas e os ferrenhos opositores ao Regime,  convidando-os  a cair na folia,  sem medo de ser feliz e sem muita frescura ( acréscimo de minha autoria).

 “Carnaval é a alegria popular – assim falava no Recife em seu  programa de rádio -  Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval. Brinque, meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que na quarta-feira a luta recomeça, mas ao menos se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!”


Mesmo com Temer,( por enquanto!), carnaval é sempre carnaval e uns dias de folia não mudam o percurso da história.  Ou, como bem lembrava o Ché: “Hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás”.     

Que o diga o Dom que, que mesmo debaixo de chumbo grosso, nunca abrir de suas responsabilidades de bispo e de cidadão. Um cristão e tanto, com o inconfundível  DNA da "Alegria do Evangelho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário