sábado, 4 de março de 2017

A difícil conversão pastoral


Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha da Fraternidade 2017, em sua 53ª edição. O lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). Na contramão das tendências intimistas das práticas pastorais de muitas paróquias e comunidades, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo geral da CF provoca mais uma vez a comunidade eclesial : Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. 

Hoje, mais de 500 anos depois do descobrimento, é ainda válido se perguntar: o que restou daquela floresta? O que restou daqueles povos? O que restou daquelas águas? O que restou daquela imensa biodiversidade? Nunca foi tão forte o clamor da criação e palpáveis no dia a dia as consequências de tanto descaso.

Em sua mensagem à Igreja no Brasil, papa Francisco alerta: "Desejo me unir a vocês na Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2017, tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, lhes animando a ampliar a consciência de que o desafio global, pelo qual toda a humanidade passa, exige o envolvimento de cada pessoa juntamente com a atuação de cada comunidade local, como aliás enfatizei em diversos pontos na Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado de nossa casa comum".O cuidado de nossa casa comum foi, aliás, o tema da CF 2016 que, no meu entender, pouca empolgação despertou nos âmbitos paroquias. Empolgação, interesse ou preocupação, acredito sejam, talvez, a primeira pré-condição para um compromisso concreto "em defesa da vida". 

Se o papa insiste numa "Igreja em saída" é porque estamos demasiadamente presos aos nossos incontáveis compromissos paroquiais e cada vez mais arredios a entender que a fé cristã exige  uma presença efetiva e permanente nas organizações sociais realmente comprometidas com o bem comum. Romper as couraças institucionais é muito mais difícil do que imaginamos. Requer uma espécie de conversão que, nesse caso, significa largar em boa parte a agenda paroquial e investir tempo e energias lá onde a “Vida” corre perigo. Finalmente, faz bem refrescar a memória com as palavras do Mestre: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” – Mt 9,32-38


laudati Si
https://www.youtube.com/watch?v=X8Mce8rLO7o&t=8s

resumo da CF 2017
https://www.youtube.com/watch?v=eKpLmFPveuQ

ameaças ao nosso bioma
https://www.youtube.com/watch?v=s5FWYnB4wxY

cultivar e guardar a criação
https://www.youtube.com/watch?v=sStFoiUy4Kg&t=163s

formação e estudo para CF 2017 - biomas visão geral
https://www.youtube.com/watch?v=IxL44G4_rHU

biomas brasileiros - conhecendo um pouco mais do nosso país

https://www.youtube.com/watch?v=Ql2-sJ1pp_8

Nenhum comentário:

Postar um comentário